Esther Mahlangu e a Arte Ndebele: Resistência e identidade cultural

Esther Mahlangu - Arte Ndebele: Entenda a arte e resistência cultural da artista sul-africana que marcou o Back2Black com cores e tradição.

povo-ndebele

Você conhece a arte do povo Ndebele, da África do Sul? As vistosas pinturas coloridas são inspiradas na ancestral arte feminina da aldeia: As miçangas. Durante o período do Apartheid, as mulheres passaram a pintar as casas e muros com desenhos geométricos e brilhantes, uma forma de resistência cultural contra o racismo. Assim, elas demonstravam que ali viviam pessoas tão vivas quanto aquelas cores e estampas.

casa-com-pintura-ndebele
Foto: Casa com pintura Ndebele
Foto: Arte do povo Ndebele

A multicolorida arte Ndebele ganhou o mundo pelas mãos de Esther Mahlangu em 1989, quando fez sua primeira exposição no Centro Georges Pompidou, em Paris. Esther tornou-se a primeira mulher de seu povo a atravessar o oceano. Desde então,  a arte dessas bravas mulheres estampou desenhos para marcas famosas como Fiat, BMW, British Airways e Melissa.

esther-mahlangu
Foto: Esther Mahlangu
bmw-com-pintura-de-esther-mahlangu
Foto: BMW com pintura de Esther Mahlangu

Em 2013, Esther Mahlangu viajou até ao Brasil para participar do Back2Black, trazendo sua arte, sua mensagem e seu legado para o festival. O ambiente foi completamente imerso na arte Ndebele, envolvendo o público em um mundo de cores e formas, criando uma atmosfera vibrante e reflexiva na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A artista africana, que completou 89 anos em 2024, recebeu uma justa homenagem por todo seu legado.

Foto: Festival Back2Black
Cenografia-Cidade-das-Artes-Back2Black-2013
Foto: Cenografia Cidade das Artes – Back2Black 2013
esther-mahlangu-exposicao-cape-town
Foto: Exposição Cape Town – Esther Mahlangu
Cenografia-externa-Cidade-das-Artes-Back2Black-2013
Foto: Cenografia Cidade das Artes – Back2Black 2013

Assista ao vídeo: