Instituto
INSTITUTO
O Instituto B2B tem como objetivo preservar os valores e os legados africanos na sua dimensão global, criando uma conexão entre as várias comunidades com tradição africana no Brasil e no mundo.
O Instituto B2B foi criado em 2000, com a missão de preservar, investigar e divulgar o patrimônio artístico, histórico e cultural da África, além de aproximar o público dos bens materiais e imateriais da cultura africana e sua herança, estimulando a reflexão sobre arte, cultura e educação por meio de programas transdisciplinares e do fomento à própria produção artística.
Por dissonâncias e descaminhos, o Instituto B2B se viu inoperante por longos anos. A partir de 2021, por força dos retrocessos institucionais que evidenciaram as profundas mazelas sociais, o Instituto B2B ressurge, reafirmando a sua atuação consciente no desenvolvimento de uma programação diversificada, abrangente e democrática, a partir de um conjunto de programas públicos que busca dialogar com os variados campos do conhecimento.
A cada ano, planejam-se encontros com artistas e curadores, cursos livres, fomento às oficinas e residências artísticas, entre outras atividades, que versam sobre a cultura africana e sobre temas ligados à arte moderna e contemporânea, articulando, além das artes visuais, as demais manifestações artísticas – como o cinema, a música, a arquitetura, o teatro, a literatura, a gastronomia – e os mais diversos campos do conhecimento.
VISÃO
Ser um centro de excelência em estudos e práticas socioculturais a partir da memória e herança africana, promovendo intercâmbio e sinergia com diversos órgãos governamentais e institutos culturais brasileiros e do exterior.
PROPÓSITO
Preservar o patrimônio, promover a pesquisa e a divulgação da herança africana e estimular a interação dos públicos miscigenados com a arte, a cultura e a educação a partir de programas transdisciplinares que dialoguem com as diversas manifestações culturais e os mais variados campos do conhecimento vindo d`África.
OBJETIVO GERAL
Salvaguardar o patrimônio, promover a pesquisa e a divulgação da herança africana e estimular a interação dos públicos miscigenados com a cultura, a arte e a educação a partir de programas transdisciplinares que dialoguem com as diversas manifestações culturais e os mais variados campos do conhecimento vindo d`África.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ser um centro de excelência em estudos e práticas socioculturais a partir da memória e herança africana, promovendo intercâmbio e sinergia com diversos órgãos governamentais e institutos culturais brasileiros e do exterior.
Incentivar à produção artística por meio de chamamento público a propostas de oficinas artísticas concebidas por artistas refugiados;
Reiterar que a mulher negra merece respeito! A partir do desenvolvimento e aplicação do Programa de resgate e re-conscientização que legitima o empoderamento feminino frente a naturalização da violência em casa ou no ambiente de trabalho.
Fomentar a projetos socioculturais propostos por comunidades quilombolas localizados na zona periférica da capital;
Promover o intercâmbio e residência artística para artistas jovens brasileiros e africanos;
Estimular o debate em torno de pautas que salvaguardam os valores e os legados africanos na sua dimensão global;